Duas escolas estaduais de Santo André foram aprovadas na primeira fase de implementação do modelo cívico-militar em São Paulo. As unidades que sinalizaram positivamente para a adoção do novo modelo são as Escolas Estaduais Professor Adamastor de Carvalho e Professor Ovídio Pires de Campos.
A aprovação ocorreu após a realização de uma consulta pública junto à comunidade escolar, etapa obrigatória no processo de adesão ao programa. O modelo cívico-militar, proposto pelo governo estadual, visa integrar práticas de gestão compartilhada entre educadores civis e militares da reserva, com o objetivo de promover disciplina, respeito e melhoria na qualidade do ensino.
Com a aprovação na primeira fase, as escolas avançam para as próximas etapas do processo, que incluem novas consultas públicas e a implementação gradual do modelo, prevista para o segundo semestre deste ano. A meta do governo é que 100 unidades escolares iniciem as atividades no formato cívico-militar ainda em 2025.
Outros estados já adotaram o modelo cívico-militar com resultados positivos. No Paraná, por exemplo, a implementação do modelo tem refletido diretamente no desempenho dos alunos. De acordo com dados da Secretaria de Educação do Estado, em 2023, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas cívico-militares paranaenses foi de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e de 4,75 no ensino médio — números superiores à média da rede estadual, que alcançou 5,3 no ensino fundamental e 4,63 no ensino médio. O ambiente mais disciplinado tem sido apontado como um dos fatores que contribuem para a melhoria dos resultados educacionais.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo continuará acompanhando o processo de implementação e realizará avaliações periódicas para medir os impactos do modelo cívico-militar nas unidades participantes.
O vereador Major Vitor Santos é o principal defensor do modelo cívico-militar em Santo André. Durante sua campanha, ele assumiu o compromisso de apoiar a implementação desse formato nas escolas da cidade, por acreditar que a disciplina, o respeito e os valores transmitidos nesse modelo contribuem diretamente para a formação dos alunos e a melhoria da qualidade do ensino.